Travessias, necropolíticas e audiovisibilidades no caso do suicídio de Demétrio Campos

Autores

  • Gabriela Cleveston Gelain ESPM
  • Thiago Tavares das Neves UFRN
  • Hadriel Theodoro Universitat Autònoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.60245

Palavras-chave:

Travessia, Necropolítica, Audiovisibilidade.

Resumo

O objetivo principal do estudo é analisar narrativas audiovisuais relacionadas ao caso de suicídio de Demétrio Campos, um homem trans, negro e periférico. A metodologia, de caráter qualitativo, abarca um conjunto de reflexões teóricas a respeito da temática da travessia, da necropolítica e das políticas de audiovisibilidade, e uma análise sobre narrativas audiovisuais vinculadas à morte de Demétrio. A análise permite verificar que a esfera midiática advém uma arena de extrema relevância a formas de resistência e de (re)existência em torno do suicídio de Demétrio, servindo como fundamento para se questionar a hegemonia da cisheteronormatividade, da branquitude e da ordem classista.

Biografia do Autor

Gabriela Cleveston Gelain, ESPM

Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo no PPGCOM ESPM-SP, com apoio de bolsa CAPES. Mestra em Ciências da Comunicação pela UNISINOS e jornalista pela UFSM. Integra o grupo de pesquisa Juvenália e faz parte da rede Punk Scholars Network BR.

Thiago Tavares das Neves, UFRN

Pós-Doutor em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Doutor em Ciências Sociais pela UFRN e jornalista pela mesma instituição. Pesquisador do grupo de pesquisa Marginália - Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura da UFRN.

Hadriel Theodoro, Universitat Autònoma de Barcelona

Pesquisador associado ao Institut de la Comunicació de la Universitat Autònoma de Barcelona - Cátedra UNESCO. Doutor em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM), com pesquisa financiada pela FAPESP.

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

Cleveston Gelain, G., Tavares das Neves, T., & Theodoro, H. (2022). Travessias, necropolíticas e audiovisibilidades no caso do suicídio de Demétrio Campos. Logos, 28(2). https://doi.org/10.12957/logos.2021.60245

Edição

Seção

Dossiê 'Corpos, performances e autenticidade na cultura digital e visual'