A voz do homem ordinário no jornalismo: reflexões sobre o protagonismo dos anônimos como fonte noticiosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.55880

Palavras-chave:

Jornalismo, Fontes jornalísticas, Personagens anônimos, História Oral.

Resumo

Neste artigo, reflete-se sobre cultura jornalística a partir das fontes selecionadas para compor o produto noticioso. Em chave de contraposição ao predomínio narrativo das instâncias oficiais e especializadas, tradicionalmente consultadas em coberturas informativas, inscreve-se o protagonismo do homem ordinário, a partir de entrecruzamentos bibliográficos entre a comunicação e a história oral, como horizonte possível a dinâmicas jornalísticas de configuração polifônica, nas vias de uma mediação social mais autoral e intersubjetiva.

Biografia do Autor

Mauro de Souza Ventura, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Livre-Docente em Jornalismo. Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP).

Tayane Aidar Abib, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestre e jornalista formada pela mesma instituição. Bolsista de Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

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Publicado

2022-03-22

Como Citar

Ventura, M. de S., & Abib, T. A. (2022). A voz do homem ordinário no jornalismo: reflexões sobre o protagonismo dos anônimos como fonte noticiosa. Logos, 28(1), 76–91. https://doi.org/10.12957/logos.2021.55880

Edição

Seção

Fluxo Continuo