Altivez e resistência na representação do Outro em Dulce Sudor Amargo de Miguel Rio Branco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.54242

Palavras-chave:

Fotografia, Dulce Sudor Amargo, Miguel Rio Branco

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar algumas fotografias de Miguel Rio Branco que, diferente de muitos de seus predecessores que atuaram na documentação de determinados grupos sociais no Brasil, buscou romper com a representação do Outro segundo uma visão externa, estereotipada e unívoca. Ao documentar grupos marcadamente oprimidos como prostituas e moradores de ruas, ele produziu não apenas imagens libertas do olhar romântico predominante entre fotógrafos viajantes que percorreram o território brasileiro a partir da segunda metade do século XIX, mas, sobretudo, narrativas visuais que transcendem a função exclusivamente informativa e, por vezes, denuncista das fotografias dos dramas sociais do país realizadas em meados do século XX por fotojornalistas nacionais ou estrangeiros.

Biografia do Autor

Rafael Castanheira, Universidade Católica de Brasília

Rafael Castanheira é doutor em Comunicação (2017) pela Universidade de Brasília (UnB)e Université Paris 8 – Vincennes Saint-Denis, possui mestrado em Artes e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2003) e especialização em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes – RJ. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Fotografia, pesquisando principalmente temas como fotojornalismo, documentação fotográfica e arte contemporânea. Atuou como fotojornalista no Rio de Janeiro, Brasília, Amazonas e Mato Grosso. Desde 2007 trabalha como professor de fotografia, tendo lecionado na UFG, PUC (GO) e no Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). Atualmente, é professor na Universidade Católica de Brasília (UCB) e desenvolve projetos em fotografia, como ensaios, pesquisas e curadorias. 

Downloads

Publicado

2021-01-27

Como Citar

Castanheira, R. (2021). Altivez e resistência na representação do Outro em Dulce Sudor Amargo de Miguel Rio Branco. Logos, 27(3). https://doi.org/10.12957/logos.2020.54242