Olhares críticos e estéticas periféricas: a produção de outras margens no cinema brasileiro

Autores

  • Fernanda Salvo Professora adjunta da Universidade Federal do Acre (Ufac)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.53583

Palavras-chave:

pós-colonialismo, estéticas periféricas, cinema brasileiro

Resumo

Nesse artigo nos interessa discutir as heranças da colonização histórica na América Latina, privilegiando um recorte que refletirá sobre o discurso estético como via de contestação das relações de dominação e poder advindas dos processos colonizadores. Para melhor iluminar tal perspectiva, retomaremos o debate decolonial contemporâneo, tomando suas observações como ponto de partida para contextualizar a política das imagens conformada pelo Cinema Novo, bem como o alinhamento das posições intelectuais do movimento àquelas do Modernismo. Após essa revisão, discutiremos brevemente o gesto político endereçado por alguns filmes do cinema nacional recente, na figuração que propõem da alteridade.

Biografia do Autor

Fernanda Salvo, Professora adjunta da Universidade Federal do Acre (Ufac)

Professora adjunta da Universidade Federal do Acre (UFAC). Possui pós-doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Imagens e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágio doutoral no exterior junto à Ruhr-Universität Bochum (Bochum, Alemanha). Atualmente, é professora do curso de Jornalismo e do programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade, da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Downloads

Publicado

2021-01-27

Como Citar

Salvo, F. (2021). Olhares críticos e estéticas periféricas: a produção de outras margens no cinema brasileiro. Logos, 27(3). https://doi.org/10.12957/logos.2020.53583