Pensar a comunicação em 1909: uma leitura do conceito em “Social Organization”, de Charles H. Cooley

Autores

  • Luis Mauro Sa Martino PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.52322

Palavras-chave:

Teoria da Comunicação. Charles H. Cooley. História da Comunicação.

Resumo

Este texto é uma leitura do conceito de comunicação proposto por Charles H. Cooley em seu livro “Social Organization”, publicado originalmente em 1909. Ao que tudo indica, trata-se de uma das primeiras abordagens teóricas da Comunicação enquanto objeto específico de conhecimento. Embora escrito há mais de um século, em um contexto diferente do atual, suas proposições antecipam algumas ideias em circulação na área. São destacadas três de suas proposições: (1) a diferenciação dos fenômenos comunicacionais em relação a outros processos individuais e sociais; (2) a comunicação como relação humana primeira, vínculo mediador na formação dos sujeitos em articulação com o social e (3) cada mídia, da palavra ao impresso, atua com outros elementos na configuração de um ambiente sócio-cognitivo específico. Esses pontos são discutidos no contexto do debate epistemológico da Comunicação.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sa Martino, PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero

Professor do PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP.

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

Martino, L. M. S. (2020). Pensar a comunicação em 1909: uma leitura do conceito em “Social Organization”, de Charles H. Cooley. Logos, 27(2). https://doi.org/10.12957/logos.2020.52322

Edição

Seção

Fluxo Continuo