Fotografia contra Vontade: as fotografias de Dorothea Lange dos campos de concentração dos Estados Unidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.49266

Palavras-chave:

Dorothea Lange, campos de concentração, japoneses-americanos

Resumo

Este artigo tem como objeto principal as imagens que Dorothea Lange produziu para o governo estadunidense dos campos de concentração para japoneses-americanos durante a guerra do Pacífico (1941-1945). Considerando o contexto das políticas raciais, as restrições visuais sobre os campos e a forma como as imagens foram produzidas, suprimidas e comentadas, percebemos que algumas das imagens de Lange resistem à inscrição original, produzindo um contra-arquivo frente à vontade inaugural que as produziu. Propomos aqui uma atenção às imagens dos corpos imóveis, sugerindo ali uma resistência à demanda da “inclusão” no futuro da estado-nação liberal.

Biografia do Autor

André Keiji Kunigami, University of North Carolina at Chapel Hill

graduado pela UFRJ, mestre pela UFF e doutor pela Cornell University (Ithaca, NY). Atualmente é pós-doutorando na University of North Carolina at Chapel Hill. Pesquisa cinema e imagens em movimento, teoria crítica racial e regimes estéticos das tecnologias eugenistas, com foco no cinema silencioso brasileiro e japonês.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

Kunigami, A. K. (2020). Fotografia contra Vontade: as fotografias de Dorothea Lange dos campos de concentração dos Estados Unidos. Logos, 27(1). https://doi.org/10.12957/logos.2020.49266

Edição

Seção

Dossiê 'Instabilidade e conflito das/nas imagens'