Algumas imagens da ditadura civil-militar brasileira na Torre das donzelas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.49189

Palavras-chave:

Ditadura militar brasileira, Presídio Tiradentes, Documentário

Resumo

A História do Brasil, sobretudo em relação ao seu passado mais recente, gira em torno de disputas entre esquecimento e tentativas de preservação da memória. Geralmente, através de imagens de diversas naturezas, sempre conflituosas e que, deturpadas ao longo do tempo, vincularam-se muitas vezes a discursos que colocam em xeque, inclusive, as bases democráticas dessa sociedade sempre envolta em violências decorrentes de uma origem escravocrata e colonial. Diversas representações simbólicas, reproduzidas ao longo de sua história, contribuíram para enraizar algumas dessas práticas também em veículos de comunicação, destacando-se a internet e suas redes sociais. Nesse contexto, o filme Torre das donzelas (Susanna Lira, 2018) revela-se como uma inflexão ao suscitar reflexões através da retomada da memória, continuamente negada, do país.

Biografia do Autor

Meire Oliveira Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) pela Universidade de São Paulo (USP). Docente colabora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

Silva, M. O. (2020). Algumas imagens da ditadura civil-militar brasileira na Torre das donzelas. Logos, 27(1). https://doi.org/10.12957/logos.2020.49189

Edição

Seção

Dossiê 'Instabilidade e conflito das/nas imagens'