Disputas de sentidos na apropriação de imagens históricas: confronto de narrativas sobre escravidão e racismo no Brasil – o caso “Maria Filó”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.49042

Palavras-chave:

comunicação, imagem, conflitos narrativos.

Resumo

Identificando polaridades discursivas entre naturalização e criminalização dos fenômenos socio-históricos da escravidão no Brasil – decorrentes de crise originária da apropriação comercial de uma imagem icônica do período por uma grife nacional de roupas femininas –, a pesquisa revela embates narrativos e contranarrativos, bem como disputas ideológicas por valores, sentidos e significados estruturantes dos movimentos da História, da memória e do esquecimento da escravatura no País. Com o aporte da netnografia e da análise do discurso, o artigo contempla a construção e a análise de um corpus de excertos extraídos da rede social Facebook, que permitiu atestar a importância, o vigor e a permanência das imagens na construção das representações sociais, apontando para o seu potencial crítico, conscientizador e transformador da realidade-mundo.

Biografia do Autor

Antonio Hélio Junqueira, Grupo de Pesquisa em Comunicação, Educação e Consumo: interfaces da teleficção (PPGCOM - ESPM).

Doutor em Ciências da Comunicação, pelo Programa de Pós-graduação da ECA/USP, com pós-doutorado e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo, da ESPM. Pesquisador do Grupo (CNPq) Comunicação, Educação e Cidadania: interfaces da teleficção (PPGCOM-ESPM).

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

Junqueira, A. H. (2020). Disputas de sentidos na apropriação de imagens históricas: confronto de narrativas sobre escravidão e racismo no Brasil – o caso “Maria Filó”. Logos, 27(1). https://doi.org/10.12957/logos.2020.49042

Edição

Seção

Dossiê 'Instabilidade e conflito das/nas imagens'