Uma partida em imagens: Instagram, Futebol e Materialidades da Comunicação

Autores

  • Ronaldo George Helal Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fausto Amaro Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Débora Gauziski Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2012.4215

Palavras-chave:

Comunicação, Materialidades, Esporte, Instagram

Resumo

Os trabalhos acadêmicos em Comunicação no Brasil que enfocam o Esporte possuem tradicionalmente uma abordagem ligada à sociologia clássica, tratando normalmente de representações sociais e teorias jornalísticas, tendo como método principal a análise do discurso midiático. No presente artigo, rompendo com esse paradigma, investigamos as formas de apropriação do Instagram, aplicativo de compartilhamento de imagens, por torcedores de futebol. A partir de algumas tags referentes à final da Libertadores 2012, efetuamos uma investigação acerca da produção de presença nas fotos postadas.

Biografia do Autor

Ronaldo George Helal, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado da Faculdade de Comunicação Social da Uerj e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj. Colíder do grupo de pesquisa “Esporte e Cultura”, cadastrado no CNPq. Possui mestrado em Sociologia - New York University (1986) e doutorado em Sociologia - New York University (1994). É Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (2006). É pesquisador do CNPq.

Fausto Amaro, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj com bolsa Capes. Atua no projeto de pesquisa "Meios de Comunicaçao, Idolatria, Identidade e Cultura Popular", onde foi bolsista Pibic/CNPq por mais de um ano, sob orientação do Professor Ronaldo Helal. Também participa como voluntário do projeto "Tecnologias de comunicação, entretenimento e competências cognitivas na cibercultura", sob orientação da Professora Fátima Régis. É um dos editores do blog "Comunicação, Esporte e Cultura".

Débora Gauziski, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Comunicação pelo PPGCom-UERJ. Bolsista Capes e membro do grupo de pesquisa Arte midiática: dinâmicas estéticas e comunicativas na cidade contemporânea, coordenado pelo professor Fernando do Nascimento Gonçalves. Especialista em Jornalismo Cultural pela UERJ e graduada em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

2012-12-06

Como Citar

Helal, R. G., Amaro, F., & Gauziski, D. (2012). Uma partida em imagens: Instagram, Futebol e Materialidades da Comunicação. Logos, 19(2). https://doi.org/10.12957/logos.2012.4215

Edição

Seção

Dossiê - A Cientificidade da Comunicação: Epistemologias, Teorias e Políticas