Uma partida em imagens: Instagram, Futebol e Materialidades da Comunicação

Ronaldo George Helal, Fausto Amaro, Débora Gauziski

Resumo


Os trabalhos acadêmicos em Comunicação no Brasil que enfocam o Esporte possuem tradicionalmente uma abordagem ligada à sociologia clássica, tratando normalmente de representações sociais e teorias jornalísticas, tendo como método principal a análise do discurso midiático. No presente artigo, rompendo com esse paradigma, investigamos as formas de apropriação do Instagram, aplicativo de compartilhamento de imagens, por torcedores de futebol. A partir de algumas tags referentes à final da Libertadores 2012, efetuamos uma investigação acerca da produção de presença nas fotos postadas.


Palavras-chave


Comunicação, Materialidades, Esporte, Instagram

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/logos.2012.4215

Indexada em:Latindex . Sumarios.org . Univerciência. Doaj
Rua São Francisco Xavier, 524 -10 º Andar - Sala 10129 Bloco F - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
cep: 20550-013 - e-mail: logos@uerj.br