Mangueira, suas ratas são uma beleza!

Autores

  • João Araújo Maia
  • Eduardo Bianchi

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2008.417

Palavras-chave:

Comunicação, Corpo, Consumo, Beleza.

Resumo

Falaremos de uma cidadania criativa que se configura lentamente na sociedade contemporânea. Consumo, beleza, vaidade, moda e corpo são elementos que irão fazer o campo da cultura refletir sobre conceitos que estavam, por muito tempo, sedimentados no campo da Comunicação. As jovens mulheres que se autointitulam “ratas” e seu estilo de vida nos guiaram para problematizar questões relativas às sociabilidades comunitárias e à cidadania cultural. Este trabalho faz uma imersão de campo na comunidade na favela da Candelária, na Mangueira, Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

João Araújo Maia

Professor adjunto e diretor da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É o líder do grupo de pesquisa CAC – Comunicação, Arte e Cidade (CNPq/PPGCOM/UERJ).

Eduardo Bianchi

Aluno de graduação do curso de Comunicação Social da UERJ e membro do grupo de pesquisa CAC- Comunicação, Arte e Cidade.

Downloads

Publicado

2010-05-03

Como Citar

Maia, J. A., & Bianchi, E. (2010). Mangueira, suas ratas são uma beleza!. Logos, 15(2 (2008), 19–29. https://doi.org/10.12957/logos.2008.417