Invasores: classe, território e perspectiva no cinema brasileiro contemporâneo

Autores

  • Mariana Souto UFMG/USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.36171

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, relações de classe, perspectiva

Resumo

Por meio de uma análise comparativa, este artigo investiga uma questão comum a cinco filmes brasileiros contemporâneos que tratam de relações entre classes sociais: o recurso do personagem invasor, figura que atua como elemento disparador dos conflitos da trama. Assumindo diferentes funções em Trabalhar cansa, Eles voltam, O som ao redor, Casa grande e Que horas ela volta?, a invasão, ao convocar noções espaciais, destaca a maneira como as relações de classe se apresentam fortemente territorializadas. O olhar desse corpo estranho possibilita uma posta em perspectiva – que aqui observamos criticamente por meio de um exame tanto de componentes dramáticos (personagens e intriga) como de outros mais propriamente estéticos (planos e enquadramentos).

Biografia do Autor

Mariana Souto, UFMG/USP

Doutora em comunicação pela UFMG. Pós-doutoranda na ECA-USP, sob supervisão de Ismail Xavier, bolsista CAPES. Professora do Centro Universitário UNA.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Souto, M. (2019). Invasores: classe, território e perspectiva no cinema brasileiro contemporâneo. Logos, 25(1). https://doi.org/10.12957/logos.2018.36171