Narrativas e imagens de corpos e subjetividades na mídia contemporânea: empatia e alteridade no jornalismo e na ficção seriada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.36170

Palavras-chave:

Alteridade, Jornalismo, Telenovela

Resumo

Este texto propõe uma discussão sobre o potencial de gêneros e formatos midiáticos tradicionais – a telenovela e o jornalismo – como instrumentos de visibilidade, construção de empatia e revisão das imagens do outro, comunicando experiências de alteridade por meio de histórias de vida que enfatizam silenciamentos e o (não) lugar atribuído a esses sujeitos no espaço público, bem como aspectos de subjetividade e identidade sociocultural. Para isso, orientamo-nos pelos estudos culturais e pela análise do discurso e propomos a leitura crítica de dois conteúdos midiáticos contemporâneos: a produção da jornalista Eliane Brum a respeito de vítimas de contaminação por amianto, e a representação de uma transexual na teledramaturgia de Glória Perez. Ao fim, somos reconhecemos uma força revisionista nas narrativas contemporâneas de alteridade.

Biografia do Autor

Fernanda Elouise Budag, Fapcom e USJT

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Docente na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom) e na Universidade São Judas Tadeu (USJT). Atualmente realiza estágio pós-doutoral na ESPM. É integrante do grupo de pesquisa MidiAto (ECA-USP) e Juvenália (ESPM).

José Augusto Mendes Lobato, UAM e USJT

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP e mestre em Comunicação pela Cásper Líbero (SP). Professor na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e na Universidade São Judas Tadeu (USJT). É integrante do grupo de pesquisa MidiAto (ECA-USP).

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Budag, F. E., & Lobato, J. A. M. (2019). Narrativas e imagens de corpos e subjetividades na mídia contemporânea: empatia e alteridade no jornalismo e na ficção seriada. Logos, 25(1). https://doi.org/10.12957/logos.2018.36170