A atuação da mídia em processos de gentrificação: um estudo sobre o Morro Santa Terezinha, em Fortaleza, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.36015

Palavras-chave:

Gentrificação, Ideologia, Jornalismo

Resumo

Este artigo analisa a relação entre a gentrificação do Morro Santa Terezinha, comunidade de pescadores em área turística de Fortaleza e as matérias veiculadas no Jornal Diário do Nordeste entre 1982 e 1995. Com os trabalhos de Pereira, Wacquant e Slater (2014) sobre a relação de estigmas territoriais e a teoria do deslocamento de renda de Smith (1982), de Thompson (2014) sobre ideologia e mídia, e de Lefebvre (1991) e Haesbaert (2004) observou-se uma dimensão simbólica nos processos de gentrificação.  Analisou-se 04 matérias com base nos Modos de Operação Ideológicos de Thompson (2007). Concluiu-se que o jornalismo atua como agente em processos de gentrificação por meio da enunciação de discursos que reproduzem, legitimam ou dissimulam relações e estruturas de poder que estão no centro das dinâmicas de territorialização intra-urbanas.

 

Palavras Chave: Gentrificação, Ideologia, Jornalismo

Biografia do Autor

Sílvia Helena Belmino, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará do Curso de Comunicação Social- Publicidade e Propaganda e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC.

joão flávio Menezes Amaral, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza, Especialista em Gestão de Marketing e Propaganda pelo Centro Universitário 7 de Setembro, Mestrando em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2019-11-15

Como Citar

Belmino, S. H., & Amaral, joão flávio M. (2019). A atuação da mídia em processos de gentrificação: um estudo sobre o Morro Santa Terezinha, em Fortaleza, Brasil. Logos, 26(1). https://doi.org/10.12957/logos.2019.36015