Boticas, Butiquinhas, Botecos, Botequins: sociabilidades e comensalidades dos espaços de lazer popular do moderno Rio de Janeiro

Autores

  • Adelaide Rocha de la Torre CHAO UERJ / FCS CNPq (CAC UERJ)
  • João Luis de Araújo MAIA Professor Associado FCS - UERJ Professor do PPGCOM UERJ Líder do grupo de pesquisa CAC-CNPq

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.35908

Palavras-chave:

Comunicação, Espaços Urbanos, Sociabilidade, botequim

Resumo

Este artigo aborda a sociabilidade dos espaços de lazer popular carioca, na virada do séc. XIX para o séc. XX, identificando as representações que influenciaram a história e memória social de cidade. Evidencia-se aquilo que envolve a comensalidade – a refeição, o alimento, o lugar de comer/beber – como elementos de vinculação e cultura através de trocas simbólicas. Lembrados por Hobsbawm (1984) de que os costumes são uma tradição inventada - e reinventada, observa-se as referências e estilos das variações destes espaços de lazer popular - das boticas modernas aos botequins contemporâneos. Abordaremos as referências da invenção do restaurante francês que influenciaram tais espaços e o imaginário cultural carioca.

Biografia do Autor

Adelaide Rocha de la Torre CHAO, UERJ / FCS CNPq (CAC UERJ)

Doutoranda e Mestra em Comunicação pelo PPGCom/UERJ (linha de pesquisa Cultura de Massa, Cidade e Representação Social); integrante do Grupo de Pesquisa CNPq - CAC - Comunicação, Arte e Cidade. MBA em Marketing pela ESPM, especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).

João Luis de Araújo MAIA, Professor Associado FCS - UERJ Professor do PPGCOM UERJ Líder do grupo de pesquisa CAC-CNPq

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Doutor em Sociologia - Université Paris Descartes (1993). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, cidade, cultura, comunidade e sociabilidade.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

CHAO, A. R. de la T., & MAIA, J. L. de A. (2019). Boticas, Butiquinhas, Botecos, Botequins: sociabilidades e comensalidades dos espaços de lazer popular do moderno Rio de Janeiro. Logos, 25(1). https://doi.org/10.12957/logos.2018.35908