Análise cultural-midiática no telejornalismo do Oeste Catarinense

Autores

  • Franscesco Flávio da Silva Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Flavi Ferreira Lisboa Filho Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.35905

Palavras-chave:

Cultura, Identidade, Telejornalismo, análise cultural-midiática

Resumo

Este apresenta como dois telejornais de Chapecó – Santa Catarina, representam os sujeitos e suas interações da região Oeste do referido Estado em seus textos, contribuindo para (re)configurar uma identidade regional. A incidência da globalização no contexto histórico, político e cultural tornam a região uma zona de tensão identitária. Neste sentido, buscamos nos Estudos Culturais suporte teórico e metodológico para realizar uma análise cultural-midiática que desse conta do nosso propósito investigativo. Pudemos perceber a diferença das representações entre os telejornais, assim como a forte representação da região a partir de Chapecó e dos chapecoenses, assim como a presença de traços da cultura gaúcha contrastando com a exclusão de certos aspectos culturais de outras regiões do estado de Santa Catarina.

Biografia do Autor

Franscesco Flávio da Silva, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Professor e pesquisador na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Flavi Ferreira Lisboa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Dr. em Ciências da Comunicação, área de processos midiáticos, linha mídias e processos audiovisuais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

da Silva, F. F., & Lisboa Filho, F. F. (2019). Análise cultural-midiática no telejornalismo do Oeste Catarinense. Logos, 25(2), 99–114. https://doi.org/10.12957/logos.2018.35905