AS ARTIMANHAS DA RESISTÊNCIA TORCEDORA: FUTEBOL, LINGUAGEM E PODER

Autores

  • Felipe Tavares Paes Lopes Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.35230

Palavras-chave:

futebol, linguagem, resistência.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as estratégias de resistência adotadas por torcedores de futebol face às transformações que esse esporte vem sofrendo nos últimos anos, bem como as maneiras através das quais essas formas de resistência contribuem para problematizar as metáforas do futebol como ópio do povo e como teatro. Para tanto, baseia-se nas informações obtidas em entrevistas com lideranças de torcidas organizadas e coletivos de torcedores e observações feitas em partidas de futebol, protestos de torcedores, reuniões de coletivos e visitas a estádios. Entre outras coisas, mostra que as referidas metáforas não conseguem lidar satisfatoriamente com o conflito e a contestação existentes hoje em dia no futebol, reforçando o “mito do receptor passivo”.

Biografia do Autor

Felipe Tavares Paes Lopes, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba

Felipe Tavares Paes Lopes é graduado em Comunicação Social pela ESPM e Filosofia pela USP. Possui mestrado e doutorado em Psicologia Social, pela PUC-SP e USP, respectivamente. Fez pós-doutorado na Unicamp e FGV e, atualmente, é docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da UNISO.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Lopes, F. T. P. (2019). AS ARTIMANHAS DA RESISTÊNCIA TORCEDORA: FUTEBOL, LINGUAGEM E PODER. Logos, 25(1). https://doi.org/10.12957/logos.2018.35230