As transformações da expertise sobre saúde na cultura contemporânea: uma análise do Instagram da Bela Gil

Autores

  • Igor Sacramento Fiocruz/UFRJ
  • Maria Eduarda Ledo Martins de Abreu ECO/UFRJ
  • Guadio Uchôa Ney Fiocruz/UFRJ
  • Luisa Lopes Fiocruz/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.34294

Palavras-chave:

expertise, saúde, alimentação, Instagram, Bela Gil.

Resumo

Neste artigo, analisamos postagens do Instagram da Bela Gil sobre alimentação saudável e comentários publicados pelos usuários. Partimos de uma observação sistemática do perfil entre janeiro de 2015 e julho de 2016 que nos permitiu identificar posições de sujeito da/à alimentação saudável presentes no processo de aconselhamento ali existente e nas formas de reconhecimento engendradas. Concluímos que as declarações produzidas por Bela Gil concebem a saúde, sobretudo, como responsabilidade individual e que sua autoridade é reconhecida mais pela identificação com sua experiência e convicção pessoal do que com os conhecimentos científicos eventualmente mobilizados.   

Biografia do Autor

Igor Sacramento, Fiocruz/UFRJ

Doutor em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ), pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde (Laces/Icict/Fiocruz) e professor dos programas de pós-graduação em Comunicação e Cultura (UFRJ) e Informação e Comunicação em Saúde (Fiocruz).

Maria Eduarda Ledo Martins de Abreu, ECO/UFRJ

É graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), mestranda no Programação de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da mesma instituição e foi bolsista de iniciação científica no projeto “As celebridades e a espetacularização do estilo de vida saudável: experiência, biografia e aconselhamento na mídia contemporânea”. 

Guadio Uchôa Ney, Fiocruz/UFRJ

É graduando em Comunicação Social pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e bolsista de iniciação científica no projeto "As celebridades e a espetacularização do estilo de vida saudável: experiência, biografia e aconselhamento na mídia contemporânea". 

Luisa Lopes, Fiocruz/UFRJ

É graduanda em Comunicação Social pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ)  e bolsista de iniciação científica no projeto "As celebridades e a espetacularização do estilo de vida saudável: experiência, biografia e aconselhamento na mídia contemporânea

Downloads

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Sacramento, I., Ledo Martins de Abreu, M. E., Uchôa Ney, G., & Lopes, L. (2019). As transformações da expertise sobre saúde na cultura contemporânea: uma análise do Instagram da Bela Gil. Logos, 26(1). https://doi.org/10.12957/logos.2019.34294