As relações entre ética, moral e comunicação em três âmbitos da experiência intersubjetiva

Autores

  • Ângela Cristina Salgueiro Marques

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2009.338

Palavras-chave:

comunicação, processos ético-morais, reconhecimento social.

Resumo

Processos comunicativos ético-morais ganham concretude por meio da linguagem, em três âmbitos da experiência intersubjetiva: a troca argumentativa voltada para o entendimento e/ou solução de problemas coletivos (via ampliação da percepção particular e consideração do ponto de vista dos outros); a demanda por reconhecimento social, que aproxima a auto-realização dos sujeitos de sua socialização; e a produção mediática de representações que estimulam continuamente sentimentos morais voltados ao outro.

Biografia do Autor

Ângela Cristina Salgueiro Marques

Doutora em Comunicação Social pela UFMG e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade Cásper Líbero (SP).

Downloads

Publicado

2010-03-09

Como Citar

Marques, Ângela C. S. (2010). As relações entre ética, moral e comunicação em três âmbitos da experiência intersubjetiva. Logos, 16(2), 54–66. https://doi.org/10.12957/logos.2009.338

Edição

Seção

Fluxo Continuo