Lula 2018: estratégias de campanha permanente no Facebook

Autores

  • Rejane de Oliveira Pozobon Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Dembogurski Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.32597

Palavras-chave:

campanha permanente, estratégias de comunicação, Facebook.

Resumo

O contexto político brasileiro tem sido permeado por acontecimentos que alteram a construção das estratégias comunicacionais utilizadas pelos atores políticos. A utilização da ambiência digital como fonte de relacionamento entre político e cidadão impulsionou o que estudiosos compreendem como campanha permanente. É a partir destas circunstancias que objetivamos, neste artigo, analisar a construção das estratégias de campanha permanente utilizadas por Luís Inácio Lula da Silva, na sua página no Facebook. Buscaremos responder os nossos questionamentos por meio de proposições presentes nos conceitos de campanha eleitoral na ambiência digital, campanha permanente, personalização e dramatização da política, utilizando o método de análise de conteúdo, somado ao uso da técnica de observação indireta e não participativa.

Biografia do Autor

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Política CNPq/UFSM.

Andressa Dembogurski Ribeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Política CNPq/UFSM. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Pozobon, R. de O., & Ribeiro, A. D. (2019). Lula 2018: estratégias de campanha permanente no Facebook. Logos, 26(1). https://doi.org/10.12957/logos.2019.32597