Lula 2018: estratégias de campanha permanente no Facebook

Rejane de Oliveira Pozobon, Andressa Dembogurski Ribeiro

Resumo


O contexto político brasileiro tem sido permeado por acontecimentos que alteram a construção das estratégias comunicacionais utilizadas pelos atores políticos. A utilização da ambiência digital como fonte de relacionamento entre político e cidadão impulsionou o que estudiosos compreendem como campanha permanente. É a partir destas circunstancias que objetivamos, neste artigo, analisar a construção das estratégias de campanha permanente utilizadas por Luís Inácio Lula da Silva, na sua página no Facebook. Buscaremos responder os nossos questionamentos por meio de proposições presentes nos conceitos de campanha eleitoral na ambiência digital, campanha permanente, personalização e dramatização da política, utilizando o método de análise de conteúdo, somado ao uso da técnica de observação indireta e não participativa.


Palavras-chave


campanha permanente; estratégias de comunicação; Facebook.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/logos.2019.32597

Indexada em:Latindex . Sumarios.org . Univerciência. Doaj
Rua São Francisco Xavier, 524 -10 º Andar - Sala 10129 Bloco F - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
cep: 20550-013 - e-mail: logos@uerj.br