Adesão ao Trabalho Jornalístico: uma reflexão sobre labor em diálogo com perspectivas da Sociologia das Profissões

Autores

  • Robson Dias

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2012.3215

Palavras-chave:

Jornalismo, Profissão, Sociologia das Profissões

Resumo

Analisaremos alguns elementos constituintes da profissão de jornalista e possíveis contrastes com os modelos analíticos apresentados pela Sociologia das Profissões em busca de níveis de adesão ao trabalho jornalístico. No texto, a relação do jornalista com o labor é classificada em quatro categorias como sendo: sacerdócio (missão a ser cumprida); negócio (venda da mão-de-obra no mercado de trabalho); profissão (trabalho especializado com uma identidade específica); e emprego (trabalho apenas remunerativo sem vínculo identitário). O intuito é o de um breve panorama sobre as conceituações e modelos analíticos que propiciem o entendimento da especialização do trabalho jornalístico. Abordaremos a relação do jornalista com o trabalho utilizando também as tipologias: vocação e trabalho; profissão e emprego; sacerdócio e negócio, da Sociologia das Profissões.

Biografia do Autor

Robson Dias

Doutorando em Comunicação, sob orientação do Profº Drº Luiz Martins da Silva, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPGFAC/UnB). Vinculado aos projetos de pesquisa credenciados no CNPQ: A idéia do pós-Jornalismo (2010-2013) e O Jornalismo como Teoria Democrática (2006-2010).

Downloads

Publicado

2012-10-30

Como Citar

Dias, R. (2012). Adesão ao Trabalho Jornalístico: uma reflexão sobre labor em diálogo com perspectivas da Sociologia das Profissões. Logos, 19(1). https://doi.org/10.12957/logos.2012.3215