Filhos desta luta: posicionando A produção do rock e do metal angolano no cenário global-local

Autores

  • Melina Aparecida dos Santos Silva PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.29501

Palavras-chave:

Metal, Angola, Gêneros Musicais

Resumo

O artigo reflete sobre a produção do gênero musical metal, após o fim da guerra civil angolana. Nesta conjuntura de reestruturação econômica, social e política, o acesso aos meios de produção fonográfica ainda consiste em um desafio para os integrantes do movimento musical. Para observar tais dinâmicas musicais, destaco que o gênero musical possui regras sonoras, como solos de guitarra, distorção e tempos rápidos, técnicas de canto como o gutural e vocais gritados; regras visuais, como o uso de vestuários como camisas de bandas ou os conceitos estéticos reproduzidos em capas de álbuns, e líricas, formas de circulação e de consumo, suas audiências, performances e respostas corporais. Para tanto, o artigo apresenta as peculiaridades desta cena musical através do método etnográfico, com trabalhos de campo realizados em períodos diferentes dos anos de 2014, 2016 e 2017.

Biografia do Autor

Melina Aparecida dos Santos Silva, PUCRS

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

dos Santos Silva, M. A. (2019). Filhos desta luta: posicionando A produção do rock e do metal angolano no cenário global-local. Logos, 25(1). https://doi.org/10.12957/logos.2018.29501