Vaidapé na Rua: uma proposta dialógica da Rádio Comunitária

Autores

  • Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva Centro Universitário Fecap - Fundação Álvares Penteado e Universidade de Santo Amaro - Unisa.

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2017.28760

Palavras-chave:

Rádio Comunitária, Comunicação Comunitária, Rádio Cidadã FM, Vaidapé Na rua

Resumo

Este texto objetiva mostrar no contexto das mídias digitais em rede, a experiência de interação baseada no diálogo entre a Rádio Comunitária Cidadã FM e o programa Vaidapé na Rua que integra a programação semanal da emissora localizada na região Oeste do município de São Paulo.  Partindo da compreensão das dinâmicas dialógicas e discursivas inerentes aos processos comunicacionais e estudadas pelo jornalista e teórico Vilém Flusser, o texto objetiva evidenciar as possibilidades que um ambiente comunicacional pode desencadear para uma prática efetivamente comunitária.  Para a compreensão sobre a rádio comunitária na conhecida “sociedade em rede”, o texto situa brevemente o surgimento e desenvolvimento do movimento das rádios comunitárias no Brasil, iniciado nas últimas duas décadas do século XX, quando motivadas pelas experiências das rádios livres, atuaram na luta contra a opressão dos poderes estatal e econômico e pela democratização do acesso aos meios de comunicação de massa. Além da pesquisa bibliográfica, o estudo recorre à pesquisa documental e de campo na realização de entrevistas qualitativas. Conclui-se que além da necessária desmitificação tecnológica e sua apropriação popular, a dinâmica dialógica em equilíbrio com a discursiva atua para o surgimento de ambientes comunicacionais propícios para o compartilhamento de conhecimentos e prática da cidadania.

Biografia do Autor

Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva, Centro Universitário Fecap - Fundação Álvares Penteado e Universidade de Santo Amaro - Unisa.

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão pela UNESP. Integrante do Núcleo de Rádio e Mídias Sonora da Intercom, do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir da Faculdade Cásper Líbero de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-08-26

Como Citar

Albano da Silva, J. L. de O. (2017). Vaidapé na Rua: uma proposta dialógica da Rádio Comunitária. Logos, 24(1). https://doi.org/10.12957/logos.2017.28760

Edição

Seção

Dossiê - Rádio nas bordas – Cartografias da radiodifusão comunitária, livre e alternativa.