Por uma genealogia das rádios comunitárias brasileiras

Autores

  • João Paulo Malerba Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2017.28586

Palavras-chave:

História, Rádios comunitárias, Comunicação Comunitária.

Resumo

O artigo se propõe a delinear as matrizes históricas da radiodifusão comunitária brasileira desde sua(s) gênese(s) até o processo de legalização (1990s). Isso foi feito a partir de análise documental e revisão bibliográfica crítica do que até então fora produzido. Realizamos uma breve descrição histórica de cada uma das vertentes –eclesiástica, livre e comunitária – para propor uma discussão que permita compreender a real heterogeneidade da radiodifusão comunitária brasileira.

Biografia do Autor

João Paulo Malerba, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor e jornalista, é doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), mestre e bacharel pela mesma instituição, tendo realizado parte de sua pesquisa de doutorado na University of Westminster (Londres, Reino Unido). É pesquisador no Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC/UFRJ) e membro da Associação Mundial das Rádios Comunitárias (AMARC Brasil), onde foi representante nacional (2009/2011), coordenador executivo (2011/2013) e conselheiro político (2013/2015). Ministrou disciplinas para os cursos de graduação da UFRJ e UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Foi coordenador de projetos do CRIAR Brasil, organização não governamental que atua com comunicação popular e pelo direito humano à comunicação. Ministra aulas, palestras e cursos de capacitação em Rádio, Radiojornalismo, Comunicação Comunitária e Teorias da Comunicação. Atualmente pesquisa as transformações verificadas nos meios comunitários em um ambiente de midiatização, digitalização e convergência midiática.

Downloads

Publicado

2017-08-26

Como Citar

Malerba, J. P. (2017). Por uma genealogia das rádios comunitárias brasileiras. Logos, 24(1). https://doi.org/10.12957/logos.2017.28586

Edição

Seção

Dossiê - Rádio nas bordas – Cartografias da radiodifusão comunitária, livre e alternativa.