Jornalismo radiofônico: perspectivas e potencialidades da mídia local

Autores

  • Antonio Francisco Magnoni FAAC/Unesp, câmpus de Bauru
  • Giovani Vieira Miranda FAAC/Unesp
  • Aline Cristina Camargo FAAC/Unesp

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.28569

Resumo

Objetiva-se fazer uma análise do atual cenário de avanço das ferramentas digitais no campo da Comunicação tomando como referência analítica as mudanças nos processos informativos em nível local em contraste com a predominância de uma editorialização global-metropolitana. A partir dos novos paradigmas sociais, econômicos e tecnológicos consequentes da reconfiguração das plataformas, conteúdos e linguagens midiáticas, busca-se fazer uma discussão sobre as possibilidades e eventuais empecilhos para o desenvolvimento de um jornalismo radiofônico plural, independente e cidadão em âmbito local.

Biografia do Autor

Antonio Francisco Magnoni, FAAC/Unesp, câmpus de Bauru

Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós Graduação em Mídia e Tecnologia (Mestrado Profissional e Doutorado) da FAAC/Unesp. Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) Interdisciplinar em Rádio e TV e Líder do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec) da Unesp. Email: afmagnoni@faac.unesp.br.

Giovani Vieira Miranda, FAAC/Unesp

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da FAAC/Unesp. Mestre em Comunicação Midiática e Jornalista. Pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (LECOTEC) e do Grupo de Estudos GEMS - Games, Educação, Mídia e Sentido vinculados à FAAC/Unesp. Email: giovani@faac.unesp.br.

Aline Cristina Camargo, FAAC/Unesp

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da FAAC/Unesp. Mestre em Comunicação Midiática e Jornalista. Pesquisadora do Grupo de Estudos GEMS - Games, Educação, Mídia e Sentido, vinculado à FAAC/Unesp. Email: alinecamargo20@gmail.com.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Magnoni, A. F., Miranda, G. V., & Camargo, A. C. (2019). Jornalismo radiofônico: perspectivas e potencialidades da mídia local. Logos, 25(2), 135–149. https://doi.org/10.12957/logos.2018.28569