O Rádio AM em Mato Grosso do Sul: um estudo cartográfico das emissoras que vão migrar para FM

Autores

  • Helder Samuel dos Santos Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Daniela Cristiane Ota Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.28261

Palavras-chave:

Mapeamento, Rádio AM, Migração, Estudo de Caso.

Resumo

Com qualidade de som inferior, as emissoras AMs chegaram ao século XXI sem novidades que fossem capazes de torná-las atrativas para novos ouvintes. Desde 2013, com a autorização da migração, estas emissoras apostam no formato de Frequência Modulada para recuperar audiência. Em Mato Grosso do Sul, cerca de 90% das emissoras vão migrar para FM. Diante da relevância da temática, propusemos um mapeamento das emissoras sul-mato-grossenses nesta etapa de transição com o objetivo de identificar os fatores que levaram a migrar, as expectativas comerciais, e o que está sendo pensado em termos de programação. Para responder tais questionamentos, optamos por realizar estudo de caso múltiplo nas Rádios Difusora de Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas e Campo Grande. Abordamos também a Rádio Caçula de Três Lagoas por ser uma das pioneiras a migrar no estado.

Biografia do Autor

Helder Samuel dos Santos Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na linha de Pesquisa "Mídia, identidade e regionalidade". Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e também Administração pela UFMS. Pós-graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul  (UEMS).

Daniela Cristiane Ota, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul atuando no curso de Jornalismo e no Programa de Mestrado em Comunicação.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Lima, H. S. dos S., & Ota, D. C. (2019). O Rádio AM em Mato Grosso do Sul: um estudo cartográfico das emissoras que vão migrar para FM. Logos, 25(2), 115–134. https://doi.org/10.12957/logos.2018.28261