Globalização do Mercado de Vinhos Finos e o Protagonismo Promocional das Redes Sociais

Autores

  • Miriam Aguiar UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2017.22991

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Mercados de Qualidade

Resumo

Fruto de um estudo comparativo entre Brasil e França, este artigo analisa as mudanças em curso no mercado de vinhos finos, resultantes do processo de globalização e ajustes às novas realidades sociais e contextos diferenciados nos quais o produto se insere. A comunicação sobre o vinho, atualmente ampliada e diversificada pelas tecnologias digitais, multiplica consumidores e contribui para a formação de uma opinião especializada de contornos particulares. Aspectos como o perfil singular do mercado, a sensualidade e notoriedade associadas ao consumo do vinho, a perspectiva personalista das interações pelas redes sociais, além da demanda por renovação constante das mensagens veiculadas caracterizam e influenciam o teor dessa comunicação, crescentemente utilizada como ferramenta promocional da indústria vitivinícola.

 

Palavras-chave: comunicação, consumo, mercados de qualidade. 

Biografia do Autor

Miriam Aguiar, UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Míriam Aguiar é Doutora em Comunicação (USP), Pós-Doutora em Sociologia Rural (UFRRJ e CIRAD) e Pesquisadora em Comunicação e Consumo. Atua como docente nas áreas de Comunicação (UVA) e Enologia (Senac Rio e MG) e coordena o Curso de Publicidade e Propaganda da UVA-RJ.

 

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Publicado

2018-05-01

Como Citar

Aguiar, M. (2018). Globalização do Mercado de Vinhos Finos e o Protagonismo Promocional das Redes Sociais. Logos, 24(3). https://doi.org/10.12957/logos.2017.22991