As marcas entram em campo nas mídias sociais: O embate entre Nike e Adidas na Copa do Mundo de 2014

Autores

  • Karla Caldas Ehrenberg Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho
  • Wilson da Costa Bueno Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UMESP

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2016.22305

Palavras-chave:

Marketing Esportivo, Comunicação e esporte, Mídias Sociais,

Resumo

O marketing esportivo, que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo, assumiu um novo perfil com a entrada em campo das mídias sociais. A gestão das marcas nestes espaços virtuais exige agilidade, pró-atividade e sobretudo disposição para interagir com os consumidores. Este estudo analisa as estratégias da Nike e da Adidas no Facebook e no Twitter durante a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e conclui que, apesar da tradicional agressividade das marcas no mercado, a apropriação deste espaço ainda se faz de modo tímido e nem sempre adequado pela ausência de uma cultura digital de comunicação.

Biografia do Autor

Karla Caldas Ehrenberg, Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho

Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Unasp, e da Faculdade Adventista de Hortolândia nos cursos de Publicidade e Propaganda, RTV e Jornalismo.

Wilson da Costa Bueno, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UMESP

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UMESP. Tem inúmeros livros publicados nas áreas de Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado.

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Publicado

2016-10-12

Como Citar

Ehrenberg, K. C., & Bueno, W. da C. (2016). As marcas entram em campo nas mídias sociais: O embate entre Nike e Adidas na Copa do Mundo de 2014. Logos, 23(1). https://doi.org/10.12957/logos.2016.22305

Edição

Seção

Dossiê - “Mídia, esporte e cultura”