A FIFA Fan Fest e as diferentes formas de consumo do produto futebol durante a Copa do Mundo 2014: socialização, pertencimento e entretenimento

Autores

  • Yuri Spacov Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Ary José Rocco Jr Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP)
  • Marcos V. Cardoso Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Lucas Cardoso dos Reis Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2016.22284

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Copa do Mundo, FIFA Fan Fest

Resumo

O objetivo deste artigo é apontar e analisar os principais fatores que levaram uma pessoa, ou um grupo de pessoas, a assistir um jogo de futebol da Copa do Mundo 2014 em uma FIFA Fan Fest e não em outros locais. Socialização, afetividade e diversão são aspectos considerados na análise. O papel do esporte enquanto produto de entretenimento e consumo também foi contemplado no estudo. O evento, pela proliferação de imagens que proporciona, é exemplo claro do que Guy Debord definiu como Sociedade do Espetáculo. Foram entrevistadas 79 pessoas em duas FIFA Fan Fests realizadas na cidade de São Paulo, em partidas da seleção brasileira na Copa do Mundo 2014. Os resultados obtidos no estudo comprovam a inserção do esporte mais popular do planeta na lógica das modernas estratégias de consumo. Também evidenciam as relações existentes entre o futebol, e seu universo, e a chamada indústria do entretenimento.

Biografia do Autor

Yuri Spacov, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Mestre em Gestão do Esporte pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração-Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho (MPA-GE/UNINOVE).

Ary José Rocco Jr, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP)

Pós Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP).

Marcos V. Cardoso, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração–Gestão do Esporte (MPA-GE) e do Mestrado e Doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento (PPGI) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Lucas Cardoso dos Reis, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Mestre em Administração-Gestão do Esporte pelo Programa de Pós-Graduação em Administração–Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho (MPA-GE/UNINOVE).

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Publicado

2016-10-12

Como Citar

Spacov, Y., Rocco Jr, A. J., Cardoso, M. V., & Reis, L. C. dos. (2016). A FIFA Fan Fest e as diferentes formas de consumo do produto futebol durante a Copa do Mundo 2014: socialização, pertencimento e entretenimento. Logos, 23(1). https://doi.org/10.12957/logos.2016.22284

Edição

Seção

Dossiê - “Mídia, esporte e cultura”