O fechamento do estádio Engenhão em blogues de jornalistas esportivos: futebol, megaeventos e política

Autores

  • Rafael Fortes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Luiza Aguiar dos Anjos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2016.22273

Palavras-chave:

megaeventos esportivos, internet, blogue, futebol, Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho analisa textos sobre o fechamento do Engenhão pela Prefeitura do Rio de Janeiro publicados em blogues de veículos de comunicação com foco no esporte de 26/3/2013 a 17/6/2013. O artigo começa com a apresentação dos blogues pesquisados e uma reflexão acerca do uso desta ferramenta de comunicação como corpus para a pesquisa científica. A análise do material se organiza em torno de quatro pontos: a discussão sobre legado; a discussão sobre custos e responsabilidade; a preocupação com a imagem do Brasil; as consequências para o Botafogo. Os jornalistas lançaram mão de distintas formas de contextualização para apresentar possíveis causas e consequências da medida, além de discutir as responsabilidades pelo ato e pela situação anterior; o cenário macro de candidatura, organização e realização de megaeventos esportivos na cidade e no país; os problemas da administração estatal e das entidades esportivas no Brasil; as relações entre empreiteiras e poder público.

Biografia do Autor

Rafael Fortes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor do Departamento de Ciências Sociais e coordenador do Laboratório de Comunicação e História (www.lachi.com.br). Integra também o corpo permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Luiza Aguiar dos Anjos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano.

Downloads

Publicado

2016-10-13

Como Citar

Fortes, R., & Anjos, L. A. dos. (2016). O fechamento do estádio Engenhão em blogues de jornalistas esportivos: futebol, megaeventos e política. Logos, 23(1). https://doi.org/10.12957/logos.2016.22273

Edição

Seção

Dossiê - “Mídia, esporte e cultura”