Ainda somos o país do futebol? Uma análise discursiva do The New York Times na cobertura da Copa do Mundo da FIFA 2014

Autores

  • Gabriel de Lima Alves Cortez Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • José Carlos Marques Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2016.21836

Palavras-chave:

Copa do Mundo FIFA 2014, Identidade brasileira, Jornalismo norte-americano

Resumo

Este artigo abordará as relações entre o esporte, a comunicação e a cultura por ocasião da Copa do Mundo da FIFA 2014, realizada no Brasil entre junho e julho daquele ano. Analisaremos o discurso do jornal norte-americano The New York Times, a fim de identificar a maneira com que o periódico retratou esse evento em suas páginas. Nossa abordagem procurará verificar se um dos mais prestigiados jornais estrangeiros reproduz determinadas formas recorrentes de construção da identidade brasileira, as quais apontariam para um “estilo brasileiro de jogar futebol” (conceito fundado por Gilberto Freyre) ou para a ideia de que o Brasil seria “o” “País do futebol”, lugares-comuns que vêm sendo estabelecidos por uma perspectiva de brasilidade essencialista e homogeneizadora.

Biografia do Autor

Gabriel de Lima Alves Cortez, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru) e integrante do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol). E-mail: gabrielcortez@faac.unesp.br.

José Carlos Marques, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru) e Líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol). E-mail: zeca.marques@faac.unesp.br.

Downloads

Publicado

2016-10-12

Como Citar

de Lima Alves Cortez, G., & Marques, J. C. (2016). Ainda somos o país do futebol? Uma análise discursiva do The New York Times na cobertura da Copa do Mundo da FIFA 2014. Logos, 23(1). https://doi.org/10.12957/logos.2016.21836

Edição

Seção

Dossiê - “Mídia, esporte e cultura”