O brega como manifestação da cultura popular e sua apropriação pelos humoristas da cidade de Fortaleza

Autores

  • Francisco Secundo Silva Neto Universidade Federal do Ceará
  • Marcio Acselrad Unifor - Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.21209

Palavras-chave:

humor, molecagem, brega, cultura popular

Resumo

O humor é hoje um dos principais atrativos turísticos do Ceará, sendo divulgado lado a lado com as belezas naturais do Estado. Trata-se de um humor muito peculiar e com características próprias e distintas: a molecagem, a irreverência e a linguagem popular. Sete dias por semana, ao longo de todo o ano, grande número de profissionais se apresentam em bares, restaurantes e barracas de praia bem como fazem participação nos meios de comunicação de massa locais. Esta forma relativamente nova de entretenimento-turismo tem como protagonistas os chamados ‘humoristas do Ceará’, denominação que se refere à geração que surgiu a partir de um movimento artístico inovador de apresentações cômico-teatrais nos bares da cidade em meados dos anos 1980. A hipótese deste trabalho é que foi a partir de sua aparição bem como da apropriação de uma linguagem e estilo ditos bregas que a produção artístico-cultural de humor no estado passou a ser encarada com uma característica local, sendo então agregada ao próprio espírito da cidade e passando, posteriormente, a integrar o pacote turístico do estado do Ceará.

Biografia do Autor

Francisco Secundo Silva Neto, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2006), Mestre (2009) e Doutor (2015) em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Estudos sobre Cultura, Comunicação e Artes (GECCA) da UFC.

Marcio Acselrad, Unifor - Universidade de Fortaleza

Professor Titular da Universidade de Fortaleza. Professor do Centro Universitário Unichristus.Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e Doutor em Comunicação pela UFRJ.Pesquisador do LABGRAÇA: Laboratório de Estudos do Humor e do Riso e do LAEPCUS: Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Silva Neto, F. S., & Acselrad, M. (2019). O brega como manifestação da cultura popular e sua apropriação pelos humoristas da cidade de Fortaleza. Logos, 25(1). https://doi.org/10.12957/logos.2018.21209