Reflexões sobre espaço e comunicação: a transformação da experiência em cotidianos urbanos

Autores

  • Renata Rezende Universidade Federal Fluminense/UFF
  • Laura Bedran Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2015.19771

Palavras-chave:

Tecnologias de Comunicação, Espaço, Cotidiano,

Resumo

Por meio de ensaio, o texto objetiva problematizar as transformações do espaço, levando em conta as diferentes formas e relações informacionais que afetam as interações humanas e temporalidades que as atravessam e lhes dão sentido, na articulação da experiência cotidiana. Para tanto, se interroga a materialidade construída no tempo/espaço, que transforma o cotidiano dos sujeitos imersos em territórios mobilizados pela mídia e conectados por tecnologias de comunicação. Destaca-se a transformação da cidade a partir dos fluxos de informação, a comunicação em rede, as mídias dos espaços urbanos e as relações comunicativas geográficas e/ou culturais, particularmente da sociedade ocidental do século XIX ao século XXI.

Biografia do Autor

Renata Rezende, Universidade Federal Fluminense/UFF

Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Pós-Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ); Doutora em Comunicação e Mestre em Comunicação e Imagem (ambos pela UFF); especialista em Novas Tecnologias da Comunicação (pela Cândido Mendes). Formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tem experiência em narrativas audiovisuais e multimídia. Trabalhou por mais de 8 anos em Televisão (TV Globo/ES). Atualmente coordena o LEA - Laboratório de Experimentos Audiovisuais. Desenvolve pesquisas nas áreas de Audiovisual e Multimídia (com ênfase em redes sociais).

Laura Bedran, Universidade Federal Fluminense

Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Comunicação.

Downloads

Publicado

2016-03-28

Como Citar

Rezende, R., & Bedran, L. (2016). Reflexões sobre espaço e comunicação: a transformação da experiência em cotidianos urbanos. Logos, 22(2). https://doi.org/10.12957/logos.2015.19771