A velhice na telenovela brasileira contemporânea: fomento ao debate

Autores

  • Gisela G S Castro PPGCOM ESPM, São Paulo.
  • Maria Aparecida Baccega PPGCOM ESPM, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2015.19627

Palavras-chave:

Velhice, Telenovela brasileira, Velhice feminina

Resumo

O texto apresenta os resultados iniciais de um estudo sobre o tratamento da temática da velhice nas telenovelas brasileiras atuais. Entendemos que as representações sociais funcionam como matrizes simbólicas e comparecem nas práticas cotidianas e nas produções midiáticas, sendo importantes na modulação social dos modos de ser e de viver. A complexidade sociocultural está presente na telenovela atual, cujas tramas multifacetadas são elaboradas em sintonia com sondagens de público e os acontecimentos sociais marcantes no momento. Cartografar a maneira como são acionados os arraigados estereótipos e os cambiantes papéis socialmente atribuídos aos mais velhos nas novelas contemporâneas é o objetivo do estudo que discute, dentre outros, o caráter insidioso do idadismo, a violência e a solidariedade na sociedade em relação aos mais velhos.

Biografia do Autor

Gisela G S Castro, PPGCOM ESPM, São Paulo.

Graduada em Psicologia (IP/UFRJ), Mestre e Doutora em Comunicacao e Cultura (ECO/UFRJ). Docente e pesquisadora do Programa de Pos-Graduacao em Comunicacao e Práticas de Consumo ESPM-SP.

Maria Aparecida Baccega, PPGCOM ESPM, São Paulo.

Livre Docente pela ECA/USP; Decana do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP.

Downloads

Publicado

2016-03-28

Como Citar

Castro, G. G. S., & Baccega, M. A. (2016). A velhice na telenovela brasileira contemporânea: fomento ao debate. Logos, 22(2). https://doi.org/10.12957/logos.2015.19627