A Comunicação, o comum e a alteridade: para uma epistemologia da experiência estética

Autores

  • Angela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero (SP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2015.19600

Palavras-chave:

Comunicação, Estética, Experiência.

Resumo

Embora a noção de “experiência estética” venha sendo explorada nos estudos de comunicação, a dimensão estética do conceito em si parece ter sido de alguma maneira preterida, historicamente, em favor de estudos que privilegiam os “meios”, no sentido técnico, à “comunicação”, em sentido relacional. Este artigo, pautado em pesquisa bibliográfica, procura ressaltar o estético como uma categoria indissociável do conceito de “comunicação” a partir de três pontos: (a) situando a estética da comunicação no conjunto de pesquisas da área; (b) sublinhando a necessidade de pensar o estético como parte do conceito de comunicação; (c) indicando como a narração da experiência pode ser vivenciada como ato comunicativo, político e estético.

Biografia do Autor

Angela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero (SP)

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

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Publicado

2016-03-28

Como Citar

Salgueiro Marques, A. C., & Sá Martino, L. M. (2016). A Comunicação, o comum e a alteridade: para uma epistemologia da experiência estética. Logos, 22(2). https://doi.org/10.12957/logos.2015.19600