“Seja diferente. Seja você”: Romantismo, Pós- Feminismo e Consumismo nas Páginas da Revista Capricho

Autores

  • João Freire Filho ECO/UFRJ

Palavras-chave:

Comunicação, Gênero, Impressos

Resumo

As revistas femininas juvenis constituem, desde os anos 1990, um importante segmento do nosso mercado editorial. Quais as possíveis implicações da popularidade de tais artefatos midiáticos para as batalhas em torno das definições culturais da feminilidade? A fim de tentar responder a esta questão, examino, neste artigo, a construção discursiva das “adolescentes da nova geração” nas páginas da revista Capricho. Meu objetivo é realçar as diversas conexões entre as representações alegadamente “empoderadoras” de garotas independentes e autênticas e os discursos cognatos  do pós-feminismo e do consumismo.

Biografia do Autor

João Freire Filho, ECO/UFRJ

Jornalista, Doutor em Literatura Brasileira pela PUC-RJ, professor-adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).

Downloads

Como Citar

Filho, J. F. (2015). “Seja diferente. Seja você”: Romantismo, Pós- Feminismo e Consumismo nas Páginas da Revista Capricho. Logos, 12(1), 166–185. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/15307