LUZ, CÂMERA, CIDADE:efeitos da aceleração urbana na tela do cinema

Autores

  • Vanessa Paiva UERJ

Palavras-chave:

Comunicação, Cidade

Resumo

Este artigo procura discutir os conceitos de aceleração e hiperestímulo sensoriais, tal como propostos por Georg Simmel e Walter Benjamin. Ambos os autores, a par de suas diferenças, possuem, em última instância, uma mesma análise do mundo moderno: a de ansiedade sensorial promovida a partir da intensificação urbana ocorrida na virada do século XIX. O recorte feito para observar tais pressupostos parte da construção perceptiva dos sujeitos face à chegada dos entretenimentos comerciais na vida moderna.

Biografia do Autor

Vanessa Paiva, UERJ

Mestre em Comunicação Social, com ênfase em Novas Tecnologias e Cultura – UERJ (2005), bacharel em Comunicação Social – PUC-Rio (2001), professora do curso de Comunicação Social do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos e colaboradora de conteúdo do site http://www.agenciacartamaior.com.br, seção “Arte e Cultura”.

Downloads

Como Citar

Paiva, V. (2015). LUZ, CÂMERA, CIDADE:efeitos da aceleração urbana na tela do cinema. Logos, 12(1), 137–152. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/15304