Música na Era das Tribos de Ciberouvintes

Autores

  • Gisela G. S. Castro ESPM/SP

Palavras-chave:

Comunicação, Cidade, Música

Resumo

Este trabalho tem como tema as transformações nas formas de escuta e consumo de música, operadas pela apropriação social da Internet como canal privilegiado de mediação cultural. O download de música é examinado na discussão acerca da problemática questão dos direitos autorais na imaterialidade dos meios digitais. Considerando a interatividade como conceito-chave da cibercultura, as numerosas comunidades virtuais, listas de discussão, chats e blogs que têm a música como elemento aglutinador parecem sugerir a configuração do que estou denominando as tribos de ciberouvintes. O objetivo final deste trabalho seria, então, fornecer algumas pistas para que possamos melhor compreender sua inserção no contexto das culturas urbanas atuais.

Biografia do Autor

Gisela G. S. Castro, ESPM/SP

Doutora em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ) e docente do Mestrado em Comunicação e Cultura da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre o consumo de música na internet.

Como Citar

Castro, G. G. S. (2015). Música na Era das Tribos de Ciberouvintes. Logos, 12(1), 45–58. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/15299