Les habitants des quartiers, entre peur et solidarité

Autores

  • Éric Marlière CESDIP (CNRS/Ministère de la Justice/UVSQ)

Palavras-chave:

Comunicação, Sociologia, Cidade

Resumo

Tendo como foco as transformações sociais que provocaram a decadência dos chamados “subúrbios vermelhos” e a desindustrialização, este texto estuda as percepções dos habitantes (jovens ou não) de uma antiga cidade operária que parece paralisada pela crise econômica, pela precarização e o desespero dos assalariados ou o temor das mães com o futuro de seus filhos. Os trabalhos sociológicos pós-conflitos de 2005 mostram o quadro sócio-econômico degradado, descrédito na república, os conflitos “minorias”/polícia tentando ao mesmo tempo interpretar as razões da cólera sem poder explicar a “passagem para o ato” e restituir as motivações “reais” dos conflituosos.

Biografia do Autor

Éric Marlière, CESDIP (CNRS/Ministère de la Justice/UVSQ)

Doutor em sociologia. Pesquisador associado aos laboratórios do CESDIP (CNRS/Ministère de la Justice/UVSQ) e do CERAL (Université Paris Nord). Autor do livro Jeunes en cité. Diversité des trajectoires ou destin commun ?(Paris : L’Harmattan, 2005) e de artigos como « Le sentiment d’injustice chez les jeunes d’une cité H.L.M. » (http://sejed.revues.org/document208.html).

Downloads

Como Citar

Marlière, Éric. (2015). Les habitants des quartiers, entre peur et solidarité. Logos, 14(1), 31–42. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/15227