Internet, imprensa e as eleições de 2002: pautando notícias em tempo real

Autores

  • Alessandra Aldé UERJ
  • Juliano Borges IUPERJ

Palavras-chave:

Internet e eleições, jornais digitais, jornalismo eleitoral

Resumo

O artigo aborda as relações entre as campanhas eleitorais e a internet, a partir da análise da cobertura dada pelos jornais à agenda política originada pelos sites dos candidatos a presidente, em 2002. Analisamos as versões impressa e digital de O Globo e Jornal do Brasil, mostrando como a internet foi usada estrategicamente pelos candidatos para provocar notícias em tempo real que acabaram amplificadas pela mídia, reforçando ataques que, de outra forma, não teriam tido tanta visibilidade.

Biografia do Autor

Alessandra Aldé, UERJ

Alessandra Aldé é doutora em Ciência Política, professora do Departamento de Teoria da Comunicação/ Faculdade de Comunicação Social (UERJ), pesquisadora associada do Doxa.

Juliano Borges, IUPERJ

Juliano Borges é doutorando emCiência Política, IUPERJ.

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Como Citar

Aldé, A., & Borges, J. (2015). Internet, imprensa e as eleições de 2002: pautando notícias em tempo real. Logos, 11(2), 106–133. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14897

Edição

Seção

Conexões transdisciplinares