Notas para a construção de uma crônica familiar na cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Cléia Schiavo Weyrauch UFRJ

Palavras-chave:

Palavras-chave, cidade, família, memória.

Resumo

Dizer do subjetivo de uma memória familiar talvez seja a principal preocupação de quem escreve este artigo e busca ancorá-la em cenários urbanos que exprimam suas mais significativas experiências. A família constituída por um imigrante chegado no Rio de Janeiro na primeira década do século XX carregou por três gerações o sonho de fazer a América. Essa família, integrando-se por baixo a esse processo (Lessa: 2000), a partir da memória de seu grupo pode contar da cidade do Rio de Janeiro uma interessante história.

Biografia do Autor

Cléia Schiavo Weyrauch, UFRJ

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Como Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais, coordena no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) a linha Memória, Espaço Urbano e Cultura. É autora de Pioneiros alemães de Nova Filadélfia: relatos de mulheres. Caxias do Sul: Editora Universidade de Caxias do Sul, 1997.

Downloads

Como Citar

Weyrauch, C. S. (2015). Notas para a construção de uma crônica familiar na cidade do Rio de Janeiro. Logos, 7(2), 66–71. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14802

Edição

Seção

Artigos