Croce e o Breviário de estética: um clássico

Autores

  • Paloma Oliveira de Carvalho Santos Universidade Gama Filho

Palavras-chave:

Comunicação, Estética.

Resumo

A história da arte compreende as possibilidades e limitações com que cada obra restringe–se ao tempo e espaço em que foram criados, e ao mesmo tempo, consegue subverter estas restrições. Portanto, a arte pode ser percebida com uma carga genérica de documento (sua forma e seu conteúdo conceitual, ambos contingentes), sem deixar de ser monumento (a imagem única que ela forma). Daí decorre uma dificuldade maior de se considerar grandes configurações histórico – culturais a partir das obras de arte, que se mostram difíceis em se reduzir à cultura. Entretanto, é possível reconhecer nas intuições dos artistas os sentimentos que a vida provoca. Cada época teve a arte que pôde ter, e Croce acredita na idéia filosófica de progresso. Nenhuma época podeviver sem filosofia e arte, e Croce acredita no desenvolvimento humano no sentido do acrescentamento espiritual perpétuo.

Biografia do Autor

Paloma Oliveira de Carvalho Santos, Universidade Gama Filho

Mestranda em História Social da Cultura (PUC/RJ), graduada em Comunicação Social (UFRJ) e professora de Fotografia para Cinema da Universidade Gama Filho.

Downloads

Como Citar

Santos, P. O. de C. (2015). Croce e o Breviário de estética: um clássico. Logos, 10(1), 163–174. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14712