A dança como estratégia evolutiva da comunicação corporal

Autores

  • Christine Greiner PUC-SP

Palavras-chave:

Dança, Corpo

Resumo

Arte e comunicação não são duas instâncias separadas, por isso é insuficiente reconhecê-las como eventualmente interrelacionadas. Analisando o caso específico da dança, o artigo sugere que estase organiza como uma possibilidade complexa de especialização do movimento, elaborada como uma solução adaptativa do corpo no decorrer da sua evolução biológico-cultural, tendo como fim último a comunicação e o processamento cognitivo das diversaspossibilidades do real. Neste viés, não se pode mais falar em um conceito de corpo como produto, como algo dado e pronto.

Biografia do Autor

Christine Greiner, PUC-SP

Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica e do cursode Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP). Coordenadora do Centro de Estudos Orientais. Autora dos livros Butô, pensamento em evolução e Teatro Nô e o Ocidente. Pós-doutora pela Universidade de Tóquio.

Downloads

Como Citar

Greiner, C. (2015). A dança como estratégia evolutiva da comunicação corporal. Logos, 10(1), 48–61. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14705