Conhecimento comum e saber sociológico

Autores

  • Patrick Watier UERJ e UFRJ

Palavras-chave:

Comunicação, Cidade, Maffesoli

Resumo

Quando a sociologia se instaura, alguns de seus fundadores acentuam os cuidados a tomar quanto ao senso comum assimilado a uma soma de preconceitos e propõem se guiar, por exemplo, mais pelos fatos concretos do que pelas idéias já feitas a seu propósito. É claro que a sociologia como conhecimento não se instauraria, qualquer pessoa honesta ou qualquer sociólogo o admitirá, baseando-se em preconceitos, e que uma certa distância face às idéias da tribo é necessária. Entretanto, assimilando todo o saber social a uma forma de preconceito,a pré-noções, será que não nos esquecemos das formas de argumentação tomadas de empréstimo a um saber comum do qual o sociológo se serve? Que pessoa honesta não estaria de acordo,não nos deixamos cegar por preconceitos,mas tampouco escapamos em nossas interpretações ao uso de um saber comum? Quando tomamos a primeira hipótese, ela nos conduz, parece-me, a uma desqualificação da experiência dos indivíduos socializados, e o sociólogo se mascara a si mesmo quanto ao uso que faz de um saber comum partilhado com seus semelhantes.

Biografia do Autor

Patrick Watier, UERJ e UFRJ

Patrick Watier é Professor Titular de Sociologia da Universidade de Estrasburgo, França. Este artigo foi traduzido por Luiz Felipe Baêta Neves, Professor da UERJ e da UFRJ.

Downloads

Como Citar

Watier, P. (2015). Conhecimento comum e saber sociológico. Logos, 4(1), 24–30. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14577