A visão da violência em escritores cariocas

Autores

  • Héris Arnt Uerj

Palavras-chave:

Comunicação, Espaço

Resumo

Neste artigo pretendo desenvolver dois aspectos desta questão: primeiro, sistematizar uma metodologia capaz de atribuir à literatura seu caráter de fonte de estudo antropológico; segundo, aplicação prática desta metodologia, na análise do social, tal como se apresenta nos textos literários. A literatura marca uma época, ela reflete a visão de mundo, os valores de uma sociedade. Uma obra, por mais abstrata que seja, acaba oferecendo um retrato de época. A esta função de conhecimento, reconhecimento e reinvenção nenhuma obra escapa. É dentro desta perspectiva que farei o estudo de umcaso específico - o da violência no imagináriodo povo carioca. A partir de obras comoMemórias de um Sargento de Milícias, deManuel Antônio de Almeida, O Cortiço, deAluisio de Azevedo, passando pelo pequenoconto Pai contra mãe, de Machado de Assis,mostrarei um amálgama das diferentes visões de violência, na sociedade do Rio de Janeiro. Através de uma análise extensiva da literatura, principalmente cobrindo um longo período, pode-se ver sobre quais mitos e quais símbolos a sociedade constrói suas referências - e é isto que pretendo fazer, coma questão da violência.

Biografia do Autor

Héris Arnt, Uerj

Jornalista, Doutora em Sociologia pela Universidade Paris V / Sorbonne. Professorado Departamento de Jornalismo da FCS/UERJ.

Downloads

Como Citar

Arnt, H. (2014). A visão da violência em escritores cariocas. Logos, 3(2), 8–12. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/13389