Futebol, Cultura e Cidade

Autores

  • Ronaldo George Helal Uerj

Palavras-chave:

Comunicação, Espaço

Resumo

Neste ensaio, pretendo tecer alguns comentários sobre o significado sócio-cultural do futebol na cultura brasileira - particularmente a carioca - que podem nos ajudar acompreender melhor o sentido e a importância das manifestações deste fenômeno no espaço urbano. Ele está dividido em duas partes. Na primeira parte apresento, em linhas gerais, os principais aspectos da singularidade e do sentido de coletividade que o futebol nos proporciona. Na segunda parte, tendo como fonte de análise algumas passagens do livro O Negro no Futebol Brasileiro de Mário Filho, teço alguns comentários sobre a forma como as manifestações oriundas deste esporte atuam no espaço urbano contribuindo para a formação do ethos cultural da cidade.

Biografia do Autor

Ronaldo George Helal, Uerj

Professor Adjunto do Departamento deTeoria da Comunicação da Faculdadede Comunicação Social da Uerj; Doutorem Sociologia pela New York University;autor de: Passes e Impasses: futebole cultura de massa no Brasil, EditoraVozes, 1997 e de O Que É Sociologia doEsporte, Editora Brasiliense, 1990.

Downloads

Como Citar

Helal, R. G. (2014). Futebol, Cultura e Cidade. Logos, 3(2), 5–7. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/13369