Imagem urbana: um olhar antropológico sobre o ambiente londrinense

Autores

  • Sergio Marilson Kulak Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Ana Paula Silva Oliveira Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2014.13136

Resumo

A presente pesquisa analisa o modo como determinados ambientes da cidade emanam sentidos a partir dos signos que compõem sua imagem urbana, sobretudo, os visuais, originando nos expectadores da imagem da cidade determinadas acepções que culminam em representações. Estas, por sua vez, são resultados da interação entre sujeito e espaço, e só são possíveis devido à intervenção racional que o expectador faz do ambiente. O corpus escolhido para análise são três bairros que compõem o ambiente urbano da cidade de Londrina, Paraná, sendo estes: Gleba Palhano, Jardim Cláudia e Guanabara. Como base teórica, o estudo se vale dos conceitos de antropologia urbana e dos estudos sobre as manifestações da imagem da cidade a partir de Lucrécia D’Alessio Ferrara, Kevin Lynch e Massimo Canevacci.

Palavras-chave: Espaço Urbano; Cidade; Representação.

Biografia do Autor

Sergio Marilson Kulak, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Estadual do Centro- Oeste (Unicentro). Bolsista CAPES.

Ana Paula Silva Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-doutoranda, bolsista CAPES e investigadora do grupo de pesquisa Telejornalismo e linguagens do mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Filosofia pela Universidade do Porto, Portugal. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-São Paulo. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, SP.

Downloads

Como Citar

Kulak, S. M., & Oliveira, A. P. S. (2014). Imagem urbana: um olhar antropológico sobre o ambiente londrinense. Logos, 1(24). https://doi.org/10.12957/logos.2014.13136