APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA E CULTURA DIGITAL: O PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO NO INTERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Ana Beatriz Carvalho
  • Thelma Panerai Alves

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2011.1250

Palavras-chave:

Inclusão digital, Cibercultura, Sociedade informacional.

Resumo

O Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) do governo federal brasileiro distribui laptops educacionais nas escolas da rede pública. O objetivo deste artigo é apresentar as mudanças que ocorreram a partir da inserção dos laptops educacionais nas escolas públicas do interior do Nordeste brasileiro, especificamente no Estado de Pernambuco, em cidades caraterizadas por baixos indicadores sociais e econômicos, que revelaram resultados interessantes, ultrapassando a proposta de inclusão digital e inovação pedagógica previstos no PROUCA. A metologia utilizada foi a de pesquisa-ação, realizada durante o período de implementação do referido programa nas cidades de Caetés e Vitória de Santo Antão, localizadas no interior de Pernambuco, na perspectiva dos Estudos Culturais. Os resultados indicam que a inserção dos laptops educacionais em locais com baixos indicadores econômicos, sociais e educacionais promovem mudanças na cultura local e nas formas de se relacionar e aprender.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Carvalho

Professora (Adjunto) do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec.

Thelma Panerai Alves

Professora (Adjunto) do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernamb

Downloads

Publicado

2011-11-18

Como Citar

Carvalho, A. B., & Alves, T. P. (2011). APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA E CULTURA DIGITAL: O PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO NO INTERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO. Logos, 18(1). https://doi.org/10.12957/logos.2011.1250