Apresentação

Autores

  • Alessandra Aldé Uerj

Palavras-chave:

Comunicação, Política

Resumo

Mídia e democracia

A democracia brasileira, com seus 127 milhões de eleitores, há muito não pode ser pensada sem levar em consideração o papel da comunicação política em suas várias frentes: seja na comunicação pública entre governo e sociedade, que envolve a prestação de contas dos representantes mas, por outro lado, tão facilmente se presta à publicidade com intenção eleitoral; ou na atuação política dos meios jornalísticos, obedecendo a condicionantes ideológicas ou profissionais; ou nos esforços persuasivos dos partidos, candidatos e atores políticos e sociais, envolvidos na disputa pelas interpretações disponíveis para que a sociedade avalie e decida sobre seus representantes. O complexo quadro de relações entre mídia e política tornou-se ainda mais instigante com as possibilidades abertas pelas novas tecnologias digitais, que demandam a revisão do conceito de comunicação de massa.

Este número temático da Logos traz para o leitor um panorama abrangente e atualizado das questões relativas à comunicação e política, reunindo textos de alguns dos principais pesquisadores brasileiros do assunto. A revista também é representativa dos esforços de reflexão coletiva que estes e outros pesquisadores têm realizado no âmbito dos grupos de trabalho da COMPÓS (Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação) e ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais), bem como da Compolítica, a recente Associação Brasileira dos Pesquisadores em Comunicação Política, reunindo contribuições de professores e pesquisadores de onze diferentes instituições de pesquisa, em seis estados brasileiros.

A primeira parte do dossiê procura abordar, a partir de perspectivas teóricas ou metodológicas, algumas das questões relevantes da relação multifacetada entre mídia e democracia. O artigo de Marcus Figueiredo apresenta um modelo para análise agregada dos efeitos das campanhas eleitorais nas intenções de voto; o de Maria Helena Weber também investiga a decisão do voto, procurando compreender o eleitor inserido na articulação entre interesses públicos e privados que caracteriza a comunicação política; Rousiley Maia, por sua vez, nos traz uma oportuna reflexão sobre as implicações das novas tecnologias de comunicação em rede para a atuação democrática dos cidadãos.

Os cinco textos seguintes que compõem o dossiê têm foco mais conjuntural, em que a análise empírica subsidia a compreensão do comportamento da mídia diante dos fatos políticos, bem como dos diferentes atores políticos na tentativa de negociar espaço e significado para seus discursos. Alinhavados cronologicamente, os textos permitem acompanhar exemplos da relação entre mídia e democracia na história recente do país, investigando a posse de Lula, em 2003, através da narrativa de um jornal; a construção da imagem partidária do PT no poder, como governo, nos programas feitos para a televisão em 2004 e 2005; a importância da cobertura jornalística cotidiana da violência para os resultados do Referendo sobre a venda de armas, em 2005; a maneira como a mídia retratou atores sociais, em particular as crianças e adolescentes, durante a campanha eleitoral de 2006; finalmente, através do exemplo de comunidades políticas Orkut durante o ano eleitoral de 2006, a internet como no espaço de discussão política e eleitoral.

O resultado final a que o leitor tem acesso agora foi possível graças ao trabalho e generosidade intelectual dos autores, que disponibilizaram seus textos para esta coletânea, e foi editado por Alessandra Aldé (organização e revisão), revisado por Marcelo Bacellar, diagramado e publicado pelo Laboratório de Comunicação Integrada (LCI) da FCS/UERJ.

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Como Citar

Aldé, A. (2014). Apresentação. Logos, 14(2), 7. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/12480

Edição

Seção

Apresentação