Sob nova direção: democracia e Transmissão do poder na posse de Lula

Autores

  • Afonso de Albuquerque Universidade Federal Fluminense
  • Ariane Diniz Holzbach Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

democracia, ritual político, mídia

Resumo

Este trabalho pretende fazer uma análise em torno do ritual de posse como fenômeno simbólico fundamental para compreender aspectos da democracia representativa. Para tanto, usando como referência a cobertura que o jornal O Globo fez da primeira cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, examinaremos duas questões referentes à natureza do regime democrático, que foram nela dramatizadas: a questão da alternância do poder e o caráter popular do governo democrático. O ritual da posse do presidente constitui uma oportunidade ímpar para observar as instituições políticas a partir de novos ângulos. E a mídia, nesse contexto, tem papel fundamental ao criar interpretações e registros acerca do evento e de seus agentes.

Biografia do Autor

Afonso de Albuquerque, Universidade Federal Fluminense

Sociólogo, mestre e doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), publicou em 1999 o livro “Aqui você vê a verdade na tevê: a propaganda política na televisão”, Niterói - RJ: MCII/UFF.

Ariane Diniz Holzbach, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF.

Downloads

Como Citar

de Albuquerque, A., & Diniz Holzbach, A. (2014). Sob nova direção: democracia e Transmissão do poder na posse de Lula. Logos, 14(2), 63–75. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/12468